segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Pavlova à moda da casa


O mini masterchef australia está a despertar interesses culinários nas meninas mini da casa.
Não sei como aquelas crianças de palmo e meio entre os 9 e os 12 anos cozinham daquela maneira.
A mim a autonomia na cozinha das minhas mini chefs ainda me causa alguma preocupação.....óleo quente, água a ferver, facas, chegar aos armários em cima de bancos...

Mas numa destas sessões fiquei eu com vontade de fazer uma sobremesa, logo eu que sou mais dos salgados. A pavlova e suas diferentes variações fez-me crescer água na boca....

Após alguma pesquisa e adaptações, segue-se a receita da Pavlova à nossa moda:

Ingredientes:

4 claras de ovo
16 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de vinagre
2 colheres de chá de farinha maisena

200ml de natas frescas
2 colheres de sopa de açúcar em pó
Fruta a gosto

Preparação:

Bater as claras de ovo até  ficarem em castelo, mas não demasiado firmes.
Adicionar  o açúcar e bater um pouco mais com a batedeira. Juntar o vinagre, a maisena e envolver cuidadosamente com uma colher de pau.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Com a ajuda de um prato desenhar um circulo no papel vegetal e sobre o circulo colocar a mistura de claras de modo a formar um disco.
Levar a forno a 180ºC. Assim que se coloca a mistura de claras no forno regular para 150ºC e deixar cozinhar cerca de 30 minutos. Desligar o forno e deixar até arrefecer completamente.
Depois de fria colocar a Pavlova num prato de servir.

Bater as natas com o açúcar em pó até ficar em chantilly.
Colocar sobre a pavlova.
Decorar com fruta a gosto.

(nesta usei framboesas, mitilhos, amoras, kiwi e a polpa de 2 maracujás que faz toda a diferença para dar um travo mais ácido e envolver a restante fruta)

E o resultado foi delicioso!


Até tive direito a uma versão de prova tipo masterchef....
Crocante por fora, macio por dentro, a cremosidade das natas....


Para as meninas houve uma ligeira adaptação. Fiz uma mini-pavlova (já coloquei a cozer no forno em formato mini).
A uma pequena parte do chantilly adicionei 3 ou 4 colheres de chocolate em pó.
A mini pavlova foi revestida com o chantilly achocolatado e para decorar uns marchmallows.
Claro que esta versão é bem mais calórica e doce.
Ainda assim a R só gostou da base da pavlova e a I metade da mini, ou seja micro pavlova!
(Não são muito de doçarias as minhas meninas)

E pronto, ficou a pavlova de fruta só para os pais.....que pena!




Sem comentários :

Enviar um comentário