sexta-feira, 14 de março de 2014

"Bruxa bruxinha entra no jogo"

Há uns tempos a R pediu-me uma corda para saltar.

Já tinha tido uma, mas ainda não tinha aprendido a saltar. Depois a R cresceu e a corda não.
Justificava-se a compra. E numa feira de artesanato comprei uma destas. Achei giras e pelo menos as pontas não são de madeira (que acho sempre que vão levar com aquilo na cabeça...ou nas pernas.....principalmente quando se lembram de juntar as cordas para fazer uma maior....).





Confesso que nunca pensei que a moda pegasse.
Estava enganada. Assim que veio o sol pediu para a ir buscar à garagem.
Uma das bonecas já se descoseu de tanto uso.

Começou até a levá-la para a escola.

Fez-me recordar os tempos de escola primária em que comprava elásticos de 5 metros para caber eu e mais umas quantas amigas a saltar ao mesmo tempo. Sabia aquelas cantorias todas e os passos mais elaborados. Treinava em casa com o elástico preso às costas de cadeiras, no sotão. Muito sofreram os meus pais com tanto salto!

Hoje ao entrar na escola da R, estavam 3 meninas a saltar à corda. Reconheci a lenga lenga na cantiga.....
"Bruxa bruxinha entra no jogo...
...dá uma volta
levanta a saia
põe a mão no chão
põe a mão no coração...
 ...e salta fora!"
 
A R também sabe a cantoria toda.
Já do elástico não sabe bem as regras e os passos rebuscados.
Mas há dias saiu-lhe um num jogo da MEO (ele há coisas....uma operadora a oferecer elásticos de saltar....boa!)....e ficou curiosa. Tenho que ver se me lembro ou se pesquiso na net "Como saltar ao elástico - anos 80".

Mas hoje gostei de ver e de ouvir.

E era com tantos destes jogos que passavamos os recreios:

Saltar à corda
Jogar ao elástico
Macaquinho do chinês
Mata
Escondidas
Berlindes
Prego
Eixo
Cabra cega
O rei manda
Bom barqueiro
Pedreiro e carpinteiro
O sete
O lencinho
Mamã dá licença? 
Saltar com 3 pausinhos no chão em que ía alargando a distância entre eles (não sei como isto se chama)


Afinal, brincam!
E não é que gostam destes jogos simples, baratos, práticos, que estimulam o convívio, que fazem transpirar, que fazem rir e onde até se aprende a fazer batota. Faz parte!
Precisam só é de os conhecer...
Tenho que ir arranjar a corda!




Sem comentários :

Enviar um comentário