quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Cada Natal um livro


Já sabem que um livro é uma companhia.
Começaram desde pequeninas a tê-los por perto, mesmo muito antes de saberem o que eram letras e muito menos que as mesmas formavam palavras.

Gostavam de ver as ilustrações, ouvir histórias, de saltar páginas com bruxas más, de chegar depressa à última página para logo a seguir voltar à primeira, de abrir janelas mágicas, de colar autocolantes, de fazer festinhas a páginas com animais fofinhos, de ficarem deslumbradas com páginas cintilantes, de decorarem rimas e sons divertidos, e mais tarde da descoberta da leitura, geralmente acompanhadas de adultos.

Todos os anos por esta altura lhes dou um livro, geralmente sobre Natal, histórias de inverno, na neve, à lareira, e por essa razão conseguimos este ano embrulhar 24 livros para fazer o advento do Merry Reading.

Este ano não foi execção. Um livro para cada uma. Um com janelas e surpresas cintilantes outro para mais crescidos com alguns valores por lá metidos, de onde sai uma moral da história.

Seria o ideal para estes dias de chuva, mas nem sempre se lembram deles.
Do conforto de uma manta num recanto e a companhia de um livro. Eu gostava!

Geralmente nestes dias de chuva e vento em que não dá vontade de pôr pé fora de casa, é quando por natureza não sabem o que fazer, andam pelos cantos, chateiam-se uma à outra, implicam com tudo e todos, não sabem inventar nada para se entreterem, tudo parece uma seca, os filmes são sempre os mesmos, as séries repetidas e até os brinquedos novos do Natal parecem ter anos de existência.....

Preferiam a companhia de amigas para brincar.
Mas no primeiro dia do ano está tudo entregue às suas tradições e famílias.
Estranhamente (para mim) muitas vezes não sabem aproveitar a companhia uma da outra.
E lá dou comigo a inventar para entreter. Para tentarem estar um bocadinho entregues a elas, para se habituarem a imaginar o que fazer, porque continuo a pensar que sem a presença de um adulto não acham piada a nada....

.....e depois lá mais para a noite, já tarde, então lembram-se deles.....para ler antes de dormir, e às vezes lá ouvem, "E porque não se lembraram de ler mais cedo?!?!"

Ainda assim, vale a pena mantê-los por perto.
Já se habituaram à sua presença. Gostam de os requisitar, das estantes da Ludoteca com tantos por onde escolher. De vaguear a ver capas e livros nas livrarias. De passar do ouvir histórias para o ler!
A mais nova gosta de ler para alguém. Ou de ouvir de alguém. Ainda não descobriu o ler para ela.
A mais velha já lê sozinha e muito, e gosta de partilhar o que leu. Já lhes entende a companhia.

Que o hábito fique.




Sem comentários :

Enviar um comentário