sábado, 4 de janeiro de 2014

Meadas e novelos


Kits de costura para criança.
Botões. Agulhas e Alfinetes. Tesoura e Dedal.Tecidos coloridos.

E de repente, outra memória de infância....

Desenrolar meadas de lã para as transformar em novelos.

Tantas e tantas vezes fiz isto.....segurava nas meadas de braços esticados, enquanto a minha avó, ía puxando pela linha e enrolando a lã num novelo. Lembro-me de dar um jeito a cada pulso à medida que a linha lá ía chegando e de me começaram a doer os braços na proporção exata do tamanho da meada.
Tinha esta memória tão lá escondida, enrolada num novelo sem ponta solta.
Lembrava-me de tricotar, de aprender os pontos de manta de gato e o inglês para fazer camisolas para as bonecas enquanto ela fazia carapins e casacos a sério, mas faltava este "antes disso".

Mas de repente, uma ponta soltou-se quando uma das meninas desfez uma meada não de lã mas de fio.
E fui teletransportada para esta memória num click.
Então ensinei-as a fazer novelos.
Acharam tanta piada que quiseram fazer a todas as meadas de linha. E lá aprenderam o jeitinho que se dá ao pulso. E que só se deixa cair a meada quando sobra só uma linha, caso contrário fica tudo embaraçado.

Claro que sendo estas meadas muito pequenas não chegou para grandes novelos nem para lhes doerem os braços, mas foi o bastante para muita risota!

Depois veio o costurar. O cozer botões. O dar nós para rematar.
E a parte pior: enfiar uma agulha!

Nem sempre os melhores momentos vêm de brinquedos complicados e cheios de instruções.....


Sem comentários :

Enviar um comentário