sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Cíes, um paraíso por perto


Tanto ouvi falar que tinha que ir ver com os meus olhos. Para 3 dias/2 noites de férias em família decidimos acampar nas Ilhas Cíes, Galiza.
Reservamos com alguma antecedência uma tenda com 2 camas de casal (Camping Ilhas Cíes). Esta reserva inclui a autorização da Junta da Galiza para aceder ao Parque Nacional e que chega via email, com uns pré-códigos que permitem fazer a reserva da viagem de barco. Optamos pela empresa Mars de Ons e fizemos a compra dos bilhetes uns dias antes. Com tudo tratado e impresso seguimos até Baiona de onde saímos para as ilhas. Marcamos a ida para as 16h, já que o check in no Parque se faz depois das 14h. Assim ainda deu para umas tapas, gelados e voltinha por Baiona.
A viagem faz-se bem e demora uns 45 minutos, sempre com a ilha e a costa ao alcance da vista. Esqueci-me de levar comprimidos para o enjoo mas ninguém acusou essa falha. A mais nova foi quase sempre em pé a curtir a viagem ao pé do pai.





O caminho até ao parque é feito a pé. Não sou muita boa a calcular distâncias mas talvez uns 400m. Não há carros nem motas na ilha, nem sequer bicicletas! Cada um levou a sua própria mochila mas há também uns carrinhos de mão para ajudar no transporte. O que ocupou mais espaço foram mesmo os saco camas e toalhas de banho/praia. O parque fornece almofadas e um conjunto de fronhas e lençol. Escusado será dizer que a vista mar é incrível!

















No parque temos acesso a água quente grátis para banhos em 2 períodos do dia, o que chega bem. Há uma zona para carregar telemóveis e baterias com vigilância. Existem 2 restaurante para pequenos almoços e refeições dentro do parque e um outro logo na zona de desembarque dos barcos. Há também um mini mercado. Há esplanadas com vista top, sendo uma delas mesmo ao lado dum género de kids club. No parque, ao contrário do resto da ilha, existem caixotes do lixo e duas fontes de água potável. Optamos pelas refeições no restaurante do parque, onde se come bem e sem preços extravagantes, mas percebe-se que há quem leve fogareiros e malas térmicas e que cozinhe ou aqueça as suas refeições.
De noite ficam na ilha apenas as pessoas instaladas no parque e temos a companhia das gaivotas e de um céu de milhares de estrelas. É um privilégio encontrar a praia sem ninguém antes dos primeiros barcos da manhã. As gaivotas são demasiado aventureiras e se não tivermos cuidado roubam facilmente comida das mesas de esplanada ou das toalhas de praia.
Além das praias de água azul turquesa, gelada mas linda, podem fazer-se várias caminhadas até às extremidades da ilha, onde estão os faroís. Estão assinaladas, e há informação sobre a distância em km e tempo estimado. A mais longa é a do Faro do Monte Faro que o pai da casa fez em modo corrida enquanto as meninas faziam sessões fotográficas. Fizemos os 4 a do Faro da Ponta e a do Faro do Peito.
Na caminhada para o Faro do Peito encontramos um spot para mergulhar das rochas, onde até eu me aventurei apesar da água fria. A verdade é que nem dá muito para pensar nisso.
Quanto a praias, a mais famosa e ocupada é a das Rodas. Uma mais pequena e linda é a de Nossa Senhora, que se vê na caminhada do Faro da Ponta, e outra de nudistas mas que todos frequentam na mesma é a de Figueiras. Todas valem uma espreitadela.

Não há muito mais para fazer nesta ilha, a não ser aproveitar a esplanada para unas cervezas e cacahuetes o que a torna única e ótima para o descanso!

Ficamos 2 noites, tempo qb para apreciar a ilha e no regresso ainda fomos brindados por um grupo de golfinhos que nadavam ao longo do barco. O check out do parque è às 12h , mas é possível deixar as coisas guardadas numa tenda. Saímos da ilha no barco das 16h50.

Recomendo para aventura de família e experiência fora do comum. As miúdas da casa adoraram!
Na verdade não há muito mais a dizer, a não ser apreciar as imagens que nem sempre fazem jus à beleza natural deste sítio.


    Vista da Praia de Figueiras, na caminhada para o Faro do Peito


   Acesso à Praia de Figueiras


    Praia de Figueiras


   Praia de Rodas (acesso pelo Camping)

    Praia de Nossa Senhora, vista da caminhada para o Faro da Ponta   

    Cena digna dum documentário da National Geograpfic, Mãe gaivota alimenta as crias (com o que   rouba na praia)

    Faro da Ponta

    Praia das Rodas, de manhã antes da chegada dos barcos

   Praia das Rodas. Muito fácil tirar fotos sem ninguém na água!

    Praia de Rodas, zona de chegada à Ilha.

    Lá ao fundo o camping no meio dos pinheiros




    O spot de mergulho, mesmo no final da caminhada até Faro do Peito.







Sem comentários :

Enviar um comentário