quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Acordos à parte

Pais e filhos com acordos ortográficos diferentes.....

Sim, somos de outra geração e sei que daqui a nada estou a ouvir:" Oh mãe não percebes nada, tu até nasceste noutro século!"

Não é uma questão de falta de adaptação, ou de resistência à mudança, apesar de achar este novo acordo uma treta....mas quando dou comigo a tentar corrigir TPC´s de escola primária e me sinto doutro mundo o caso muda de figura. Ainda não ouvi a parte de ser doutro século, mas já ouvi "Oh mãe não vês que agora não é assim!" e pronto envelheço 10 anos por cada frase destas!

Há coisas que me fazem confusão:
....ele é os meses em minusculas, as letras que fugiram, os hifens que já não se usam, os hifens que afinal se usam, formas de escrita opcionais, acentos que já não existem.....

Primeiro foi a mais crescida que aprendeu pelo antigo e passou depois para o novo. Era vê-la, no 2º ano, a tapar a lápis as letras que já não se usam. O livro parecia uma caixa de brindes de chocolates Regina toda cheia de bolinhas furadas a caneta, mas neste caso pintado a lápis.

A mais nova cresceu no mundo das letras no Novo acordo.


E agora dou conta que parecemos ainda mais antigos, dou conta do que mudou de facto.....

Ela não reconhece palavras como "Factor"; "Acção", pelo menos da forma como nós as vemos.

Pergunta o que lá está a fazer o "c" a mais.....e não consegue deixar de o ler....então ao domingo à noite olha para a TV e diz "Porque é que escrevem FaCtor X"? Ou "Porque é que se diz filme de aCção?"

Eu só espero que agora não mudem tudo outra vez, ainda me desorientam a miúda!








Sem comentários :

Enviar um comentário