terça-feira, 7 de julho de 2015

A moda do sedentarismo

Sobre o estudo que revela que as crianças portuguesas estão a ficar muito sedentárias. 
Não digo que não.
A tendência é ligar a TV. Ou o ipad, ou o telefone.
Nós, os crescidos também temos essa tendência.
Palpita-me que os pais das crianças portuguesas também estejam a ficar sedentários.
E também acho que nem são só as famílias portuguesas a sofrer desse mal de sociedade moderna.

Não me parece que se sofra deste mal lá por casa.
Quer dizer, há sempre algum sedentarismo pela manhã depois de acordar...sabe bem aproveitar o sofá ao fim do dia, ou até uma sesta em dias com demasiado calor...Também sabe bem ver um filme, ou a série preferida, ou jogar ipad, ou outros semelhantes de ligar à ficha. E não digo que seja mau ter um computador.

Mas tenho miúdas daquelas que acordam a perguntar o que vamos fazer hoje, ou onde vamos?
Talvez seja mesmo culpa minha.
Vem desde tenra idade.
De as tirar de casa e levar ao parque, de constantemente procurar atividades giras para fazer com elas, de brincar nas traseiras, de as levar à piscina (bem, mais no verão!), de as inscrever num desporto que adoram, de estimular o "Onde vamos hoje", de as inscrever em atividades nas férias, e mesmo em casa sempre arranjei forma de fazerem outras coisas.
Se é fácil?
Não. Nada. É até cansativo!
Mas cansa-me mais vê-las no sofá entediadas e a picarem-se uma à outra.
Geralmente quando desligo a TV é quando se entretêm mais juntas.

Faço parte de grupos como o "Onde vamos hoje mãe?", e costumava ler sempre a rubrica "Onde levar os miúdos no fim de semana." e fazemos algumas coisas do Programa Ciência Viva no Verão.
O pai de sedentário tem muito pouco. Corre, pedala, faz caminhadas, sobe montanhas.
E eu, apesar de não ir ao ginásio, basta-me acompanhá-las a algum lado, ou fazer umas caminhadas algures nas montanhas com o pai.
É mesmo uma questão de nos dispormos a não deixar que o sedentarismo se instale.
Não se pode não fazer nada e depois dizer que elas não saem da televisão...

Até alinho no sedentarismo....mas se for fora de casa melhor!



Sem comentários :

Enviar um comentário