segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Último dia. Pela costa Atlântica

O último dia foi passado de regresso a Tanger.
Antes de entregar o carro aproveitamos para visitar a costa banhada pelo atlântico.
Percorremos zonas extensas de praias quase vazias, vivendas, urbanizações em construção, e hotéis de luxo escondidos no meio de altos muros e vegetação cuidada. Aparenta ser uma zona em franco crescimento, uma futura Vilamoura ou algo assim.
Chegamos ao Cabo Spartel e o seu farol virado para o lado Atlântico. Existe um outro cabo do outro lado de Tanger, voltado para o Mediterrâneo.
Continuamos a reparar no facto de nesta zona os vendedores não abordarem os turistas. Junto ao Farol vendiam-se souvenirs mas não nos foi impingido nada. Uma criança fez-se à fotografia porque viu que estávamos a reparar nele e na sua ovelha mas sem pedir nada em troca. Ficou até meio envergonhado quando lhe demos 1 euro, muito mais do que ele esperaria receber...





Por ali perto ficam as Grutas de Hércules, onde consta que o mesmo terá descansado depois dos seus árduos 12 trabalhos. Há uma abertura na rocha virada para o mar, que significa a separação física dos continentes Africano e Europeu e que se assemelha ao contorno de África. Nas grutas existe uma zona mais decorada mais artificialmente e com loja de souvenirs, com entrada gratuita mas onde se deixa uma moeda ao rapaz que lá está com o seu macaco para fazer pose com os turistas. Não sou grande adepta deste tipo de utilização de animais para fins comerciais mas o macaco parecia efetivamente bem tratado e bem disposto e gostava de mimos!
 A zona de acesso à gruta principal tem um custo simbólico, e vale mais a pena visitar.





Ajuda muito fazer algum trabalho de casa antes de viajar. Levar uma lista de sítios a visitar, ler experiências de quem já por lá viajou, dicas, etc. Principalmente quando se viaja com crianças que ainda não apreciam tanto o "Dolce Fare Niente" e a pergunta mais frequente é "E agora, o que vamos ver?"

De volta a Tanger para a última tarde. Ainda tínhamos o carro por isso aproveitamos para passar pela Medina do lado de fora. A zona em frente ao mar está em renovação, com uma grande marginal e um Porto de pesca já preparado para receber visitantes que chegam de ferry. Acabámos por não explorar a cidade velha de Tanger, que se esconde atrás das muralhas voltadas para o mar, o seu Kasbah e alguns cafés famosos pela vista mar.
Ainda assim foi o qb para absorver mais um bocadinho desta cultura tão diferente da nossa.
O regresso a Portugal seria de madrugada e já levávamos saudades destas férias.






Sem comentários :

Enviar um comentário