sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Tetouan

Deixamos Chefchaouen para a menos conhecida Tetouan, mas com uma das Medinas mais antiga de Marrocos e Património Cultural Mundial.
Aqui a escolha recaiu num Riad do outro lado do rio, com vista sobre a cidade. Mais uma vez demos prioridade a estacionamento para não ser necessário entrar na Medina de malas e miúdas com malas.






Não estando certos da Medina ser tão turística como a de Chefchaouen, decidimos recorrer a um guia local que nos mostrou o essencial durante uma tarde. Valeu bem a pena já que de outra forma não nos teríamos aventurado a tanto e foi muito interessante do ponto de vista da informação que nos deu e dos locais que nos mostrou. Não teríamos descoberto o significado dos azulejos nas portas, nem a marca das casas dos Judeus, nem reparado nas pontas da estrela de David. Claro que à boa maneira marroquina lá acabamos numa loja de tapetes, noutra de artigos em pele e finalmente no estabelecimento do Mustafa e seus cremes e óleos de Argan. Diria que faz parte e sem isto não é Marrocos! As miúdas acabaram por gostar bastante desta experiência mais comercial. O Mustafa soube vender os seus produtos e lá trouxemos uns frasquinhos e uns potes de especiarias.
A mais nova passava facilmente por marroquina, mais ainda depois de se vestir com uma túnica típica e a mais velha quase já tinha pretendentes.
Tal como cá, estávamos quase no arranque de novo ano letivo e as compras de material escolar faziam-se de lista na mão mas nas bancas instaladas nas ruas, onde nos cadernos à venda se escreve da direita para a esquerda! Muito curioso e enriquecedor visitar uma cidade menos turística no seu dia a dia.
Também há fontes espalhadas dentro da Medina mas estas não aconselháveis a "barrigas" sensíveis e pouco acostumadas a micróbios africanos.

Vimos um dos palácios do rei e o perímetro de segurança. Jantamos bem num típico Riad, em que no tapete da entrada uma gata amamentava pacificamente as suas crias.

Marrocos está sem dúvida mo meu coração. País onde voltaria sem hesitar.












Sem comentários :

Enviar um comentário