terça-feira, 8 de abril de 2014

14-52 "Cachinhos da Páscoa"

Trazem-me recordações de infância, de férias da Páscoa, de tradicões de aldeia.
Adoro a cor, o perfume, e é para mim o claro anúncio da chegada da primavera, de dias amenos e das primeiras mangas curtas.

Chamava-lhes "Cachinhos da Páscoa".
Sabia que não seria o nome verdadeiro, embora nunca o tivesse questionado.....também há os Brincos de Princesa...por isso, porque não?!
Achava que aquela denominação chegava e era bem atribuída.

Todos os anos apareciam nos muros na casa da minha avó paterna (ou por lá perto).
Todos os anos o meu pai cortava um cachinho e andava com ele no carro até secar.
(Deve ser o único ambientador que o meu nariz aceita, talvez por ser natural)

Soube há muito pouco tempo que têm um nome, mas encontrei-o sem o procurar - Glicínias.

Apesar da Páscoa já não ser como era na minha infância, de certas tradições mudarem ou desaparecerem, estes serão sempre os meus "Cachinhos da Páscoa".

Felizmente a cidade está cheia deles!
Este ano parecem estar em todo o lado!



Sem comentários :

Enviar um comentário