sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Outros tempos, novas árvores


As árvores genealógicas representam ligações de parentesco, laços de sangue e descendência.
Estabelecem conexões e relações familiares, que mostram laços de ligação com o passado.

Trata-se de matéria do Estudo do meio do 3ºano.
Os graus de parentesco, para além dos básicos pais, avós e tios, sempre foi algo complicado de explicar....Há os cunhados, sogros, noras, genros, tios paternos, maternos, tias avós....

Para a R, responder à pergunta "A irmã da tua mãe é tua___________?" é complicado até porque eu não tenho irmãs! Ela tem que imaginar...daí que uma árvore até ajuda a visualizar estes diferentes e variados graus de parentesco.

O que eu não estava a contar era que eu própria tivesse dificuldade em interpretar uma árvore!

A evolução dos tempos trouxe novidades até às árvores genealógicas. Ou isso ou eu andei distraída e nunca me apercebi!

Estava a ajudar a R nos TPC´s e a tentar perceber alguns graus de parentesco como o do João em relação à Cátia e à Rita (ver foto) e acabou por ser a R a explicar-me....

"Oh mãe, o João era casado com a Rita por isso é que está a tracejado! Agora é casado com a Cátia! Teve um filho com a Rita e dois com a Cátia!"

Pronto. Sabia lá eu que as anteriores relações figuravam na árvore e que havia linhas a tracejado?!?

(E cá para mim, a professora simplificou o assunto. Andei a pesquisar. Relação extramarital é representada a tracejado, o divórcio é representado com um traço na diagonal a cruzar a linha de ligação normal....por isso o Joao não era casado com a Rita, mas percebo a professora...)


Sem comentários :

Enviar um comentário