sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Agendas e pensamentos

Janeiro traz agenda nova, vida nova, ano novo. Mudanças.

Ando dividida entre agendas.
Ora tenho agendas que acompanham o ano civil, ora que acompanham o ano escolar.
Já não ando na escola, nem como aluna nem como professora, mas nos últimos anos tive agendas para mãe, com espaço para horário das crianças e como tal seguem o ritmo do ano escolar.

Este ano volto a ano civil. Mas uma agenda não me chega. Tenho sempre duas ou três.
Acompanho-as sempre de bloquinhos e blocos, para mal dos meus ombros e pescoço que se queixam do peso da carteira!
Ando sempre a escrevinhar. Pensamentos, afazeres, listas, o que elas dizem...

Fui ler o que escrevi dia 2 janeiro 2014. 

Fico feliz, porque consegui dar mais valor ao que é simples. Reparar mais. Aproveitar mais.
Mas sei que ainda estou em processo de mudança...

Mantenho para 2015 e talvez para sempre a vontade de seguir alguns pensamentos do Dalai Lama.

Vou repeti-los para os voltar a ler e para que não me fujam da memória.
Apesar da sua aparente simplicidade facilmente me apercebo o quão dificeís são.
Mas são compromissos.
Gostava de dizer que os segui a todos em 2014, mas agora ao reler compreendo que são para ler todos os dias e não apenas nos primeiros dias de janeiro.

"Fique algum tempo sozinho"
"Uma vez por ano, vá a um lugar onde nunca esteve antes"
"Dê a quem ama asas para voar, raízes para ficar e motivos para ficar"
"Abra os braços para a mudança mas não abra mão dos seus valores"
"O maior juiz das suas ações deve ser você mesmo e não a sociedade"
"Lembre-se que o silêncio às vezes é a melhor reposta"
"A felicidade não é algo que apareça pronto a consumir. Vem a partir das nossas próprias ações"
"Nunca estaremos em paz com o mundo exterior se não estivermos em paz connosco"
"Hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver"
 

Para este ano continuo sem resoluções.
Não decidi fazer dieta, nem começar a correr, ou inscrever-me num ginásio.

Mas decidi aceitar desafios.
Continuar a dar valor ao que é simples.
Encontrar em cada dia que passa, motivos para sorrir, para ser melhor, para crescer.

Talvez tenha que copiar os pensamentos para a agenda.
Talvez escrevê-los todos os dias logo pela manhã.
Talvez, quem sabe, até imprimir e pendurar no frigorífico com um magnete apelativo para acompanhar o pequeno almoço.







Sem comentários :

Enviar um comentário