sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Estupidificar

Quando olho para as minhas meninas a ver os mesmos episódios de séries vezes sem conta, ao ponto de saberem algumas falas de cor (bem, algumas cenas até eu já sei!), costumo dizer que qualquer dia estupidificam a olhar para a TV.
Não tenho nada contra verem TV (com conta peso de medida), mas faz-me confusão serem sempre os mesmos episódios.

No nosso tempo tinhamos que esperar pelo fim da tarde da RTP2 ou pelas manhãs dos fins de semana, e mesmo nestas tinhamos que aguardar pacientemente que acabassem os desenhos animados que não gostavamos para ver o que vinha a seguir. À noite então só mesmo o Topo Gigio antes de ir dormir. Cassetes VHS com filmes infantis era quase um luxo.

Agora está tudo ali à distância de um click no comando, ou do DVD de tudo e mais alguma coisa.
A oferta é do mais variado que há, e a toda a hora. E talvez por serem tantas as opções ainda me faça mais confusão verem o mesmo.

Quando chegamos do Peru contava à I partes da viagem, já que ela gosta de saber como eram os sítios que visitamos, o que vimos, o que fizemos. Falei de Machu Picchu, da civilização Inca, de Cusco....
De repente ela diz, há já ouvi falar disso, numa série do Disney Channel, sobre um imperador Inca de nome Kuzco.... Na verdade até já tinha visto parte desta série, ou filme, mas nunca me ocorreria fazer esta associação....

Depois falei da Alpaca, animal típico da região dos Andes, semelhante ao Lama, mas que tinha uma lã mais macia.
E mais uma vez, ela dispara que já tinha ouvido falar nisso na série do Austin & Ally.
Aqui pensei que ela me estava a dar tanga. É uma série de uns miúdos que cantam, não tem nada a ver com o Peru, nem com mamíferos de pelagem longa e macia....
Mas ela lá explicou, e então tinha a ver com um casaco fofinho feito de lã de Alpaca!

E lá levei com o ricoxete:

"Estás a ver mãe como as séries não estupidificam!?"


Aqui temos a Alpaca, a de franja mais comprida. 
Vale Sagrado.







Sem comentários :

Enviar um comentário