segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

UFA!

O dia 1 de dezembro é sempre um dia em cheio, ainda que seja passado quase sempre por casa!

Logo de manhã começamos por arranjar espaço para a nossa árvore verdadeira!
Ainda tentei convencê-las a colocá-la na outra ponta da sala, mas as meninas acharam que não era a nossa tradição ter a árvore ali....e que no outro lado não tinha tanta luz, e mais mil e uns argumentos possivelmente questionáveis..... Convenceram-me logo com o 1º: "Não é a nossa tradição!"......Yeah! Já temos as nossas tradições, as da nossa casa, as da nossa família!

Depois, dia 1 é dia de tanta coisa! Quase precisava de uma lista só para o dia 1!

Dia 1 de dezembro, dia 1 do Advento.

Implica:
1 - Calendário - e por muito que existam calendários giríssimos mais saudáveis e amigos da dentição infantil, recheados de atividades, chocolate é chocolate e nós temos logo 2!
(e estou mesmo a pensar adquirir um para mim no próximo advento)

2 - Calendário em histórias. Lê-se uma por dia e depois penduram-se na árvore! Já o temos há uns anos, mas é sempre novo. No 1º ano fui eu que li, depois a I já lia sozinha, o ano passado lia a meias com a I, e este ano ficou acordado que lia a R, porque este ano já sabe ler.
O pendurar na árvore é que tem que ser vez à vez, entre as duas......há coisas que não mudam....


3 - Este ano temos uma novidade, o "Merry reading". Fizemos uma seleção de livros de Natal e outros, num total de 23. Embrulharam, decoraram o papel e para isto descobrimos novo uso para as formas das bolachas e ficaram a secar à espera da hora certa, para serem colocados debaixo da árvore de Natal. Todos os dias, e começou já hoje, tiramos 1 à sorte, e vamos ler no quentinho.


E de Advento para já chega.

E vem então a árvore natural e a natural agitação até estar pronta! Custa-me a entrar no esquema de que é natural esta excitação, que dá sempre lugar a uns atritos para resolver, e que vêm no seguimento dos que começam logo cedo....se os livros escolhidos servem ou não, quem embrulha mais, quem escolhe o livro para embrulhar, quem pões as tintas no papel, quem usa primeiro uma certa cor, quem pendura uma bola, quem põe uma fita, pendurar os chocolates (que não falham na nossa árvore) ou comer já alguns, a hora de abrir o calendário dos chocolates, quem põe a Maria no presépio, e por aí fora.....e dou comigo a suspirar, e a não conseguir contar até 10 antes de abrir a boca, e a pensar UFA, isto do dezembro cansa!

A nossa decoração foi mudando muito ao longo dos anos, e foi crescendo. Tenho uma árvore cada vez mais colorida, cada vez mais cheia de histórias e recordações. Talvez não seja de capa de revista, mas é muito nossa, elas gostam e eu também!
Os nossos frutos de jacarandá ficaram giros, mas tiveram que ter a companhia de mais enfeites.


E se há enfeite que não pode faltar são os chocolates de pendurar!

Também já tentei colocar uma estrela normal, mas a nossa é uma estrela cadente, o que também se tornou já tradição. Que lhes traga muitos desejos realizados!



Esteve um belo dia de sol, mas as meninas não arredaram pé de casa, em pijama.
E para terminar até nevou!



(confesso que não foi a melhor das minhas ideias...mas para elas foi das melhores!)
Nota para resto do inverno e 2014: Nevões são sempre melhores fora de casa!

É um dia esgotante! Mas feliz! UFA!!

E para o ano não é feriado, e não calha ao fim de semana.....teremos que fazer o 1 de dezembro noutro dia qualquer......

Sem comentários :

Enviar um comentário