segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dia Mundial do Animal

Ontem foi Dia Mundial do Animal.
Cá em casa temos dois, o porquinho da índia e a gata e ainda tivemos uns ovos de pombo na varanda, sendo que um deles vingou e o pombo lá ficou até aprender a voar. Uma experiência muito enriquecedora ao estilo National Geographic, mas para ver só através do vidro...
Estivemos no limiar de parecer uma quinta num T3!

Com a chegada da gata mudaram-se algumas rotinas e hábitos, quase como se de repente fosse mesmo mais um membro na família. Os gatos são muito independentes e como digo sempre, às vezes lá fingem que precisam dos humanos. Há quem diga que foram eles que quiseram ser domesticados e eu acredito.

Quanto às rotinas, alguma semelhança com voltar a ter seres pequeninos...
Vejamos:

Comida
Dei comigo a rondar as prateleiras da secção animais, à procura dos rótulos "Junior" para gatitos a partir de 1,5 meses. O que mudou desde a última vez que tive um gato, que por sinal comia quase sempre pescada cozida....A bicha é esquisita e para além da ração seca Junior, só gosta duns grelhados "à la plancha" em gelatina. Se for com molho já não come....e nem vale a pena insistir e deixar na taça que ela não lhe toca...

Higiene
Não mudo fraldas, mas lá ando de pá a apanhar cocós da areia ou da sílica.
Pelo menos desde que chegou que é muito autónoma nestes hábitos e nunca houve um xixi fora do sítio. O ideal era mesmo ensiná-la a usar a sanita.
Passei a ter mais 18 unhas para cortar.
Por outro lado lava-se sozinha e portanto não é necessário o uso de toalhetes.

Saúde
Mais um boletim de vacinas para manter atualizado e desparasitações a fazer.

Segurança
Andamos sempre a ver o que ela anda a mastigar.
Voltaram os cuidados com peças pequeninas de brinquedos que ela possa engolir...
Cuidados com portas e janelas abertas, até ela perceber que é alto.
Fechar tampas das sanitas e embalagens de detergentes.
No carro, detesta ser transportada nas malas próprias....mia o tempo todo.

Brincar
Compramos um brinquedo próprio para gatos e ela prefere etiquetas, talões, sacos, fitas, elásticos para o cabelo e qualquer coisa que mexa. Caixas também são apreciadas.
Adormece de repente em cima dos brinquedos, depois de meia dúzia de voltas e saltos.


Dormir/Hábitos
Sempre que mudamos de divisão vai atrás de nós. Mesmo que esteja a dormir sente que saímos e passado nem 5 minutos já nos foi procurar, mesmo que seja na casa de banho. Gosta de companhia, de colo, de mimo. Tende a dormir em cima de nós.
Desde que chegou que dorme na cozinha e nunca chama durante a noite. Mas assim que sente gente acordada mia até abrirmos a porta e começa logo a ronronar.


Socialização
É curiosa.
Arrisca sair da zona de conforto e desce ou sobe as escadas do prédio.
Sobe para a gaiola do porquinho da índia e fica por lá a dormir em cima dela, ou apenas a vigiar. Têm os dois as mesmas cores de pelo. Acho que anda baralhada.



Regras
Sai daí. Não vás para aí. Desce daí.....cenas que dizemos como se ela nos fosse mesmo obedecer.
Dou comigo a dizer mais alto o nome dela quando faz disparates....e até tem segundo nome, coisa que as minhas filhas não têm!
Megui Zury!

Quanto a mim, em vez de nódoas de bolsado tenho arranhões nos braços e marcas de dentes.
Salta para as pernas, puxa cabelos e nem um café bebo em paz.

Temos aqui amiga para a vida!
Há dias a R disse que preferia não ter um animal. Perguntei porquê.
"Porque depois quando morrem ficamos muito tristes!!
Sim, é isso.
Ter um animal desperta sentimentos.


Choca-me ouvir falar de abandono ou de maus tratos de animais.
A Maggie (Megui em Português), só está cá há 2 meses e pico e já é da família.

O Nico, pela sua natureza é mais pacato e interage menos connosco. Acaba por dar mais trabalho que a gata em termos de limpeza e higiene. Já estive perto de o meter na banheira em água morna, claro....mas dos toalhetes não escapou! É mais prático no que respeita à alimentação, embora não me possa ouvir a cortar legumes que fica logo em sentido!
Seria impensável algum dia abandoná-lo.
É mesmo quase uma quinta!
Felizmente o pombo ganhou asas e voou!


2 comentários :

  1. Tão lindo o que publicou.... Não tenho animais porque desde Março que o canário morreu o choro foi tanto que a minha mãe disse que chega de sogrimento. É verdade. O canário ja vinha comer as nossas mãos. Pagava-mos nele e ficava aconchegado e sem medo. As fotos que mostrou fazem lembrar o amor que temos e eles tem por nós. É lindo. Resta-me o gato da minha sobrinha, que sempre que a minha irmã viaja eu vou para o apartamento tomar conta dele e do peixe que não foram para Malta. Adoro animais mais do que determinadas pessoas. Dão trabalho mas vale a pena. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Também tive um gato em casa dos meus pais durante muitos anos....e sim é como se fosse um amigo e companheiro de todas as horas. bjinhos

      Eliminar