terça-feira, 20 de outubro de 2015

Se calhar aviso-a...

T.P.C da R.
Texto informativo sobre o Outono.

Não havia limite de linhas, nem de palavras. Nem mínimo nem máximo.
Não era bem sobre o Outono em particular, mas sobre o Outono em geral.
Informativo, não opinativo.

Ajudei a R a lembrar-se de coisas que acontecem no Outono. Fizemos uma lista.
Ela lembrou-se de muitas coisas. Eu ajudei a lembrar outras. Tudo informativo.
Ela escreveu o texto.
Incluiu a frase " No Outono a hora muda e os dias ficam mais curtos."

Quando leram os textos na aula, a professora disse que estava errado. Mandou corrigir.
Perguntei porquê. Intrigada qb.
Mas com tanto que tem mudado eu já nem digo nada...
Segundo o que a R ouviu ou percebeu foi assim:
 "Primeiro não muda a hora, depois os dias não ficam mais curtos porque têm sempre 24 horas!
 O que acontece é que o período de luz diminui comparando com o período de noite.... "

A sério?!??!
A sério que é isso?!
Até fui confirmar. Sim, muda a hora!
Chama-se horário de Inverno mas muda no Outono!
A expressão "os dias ficam mais curtos" será só minha?!
Não se entende que nos referimos ao período de luz de dia!??!
Não é costume no Verão dizer-se o contrário, "Que os dias estão mais compridos?!"?!
Eu sei que isto do curto e do comprido não é porque o dia tem menos ou mais do que 24h!
Ai! (suspiro profundo)

Será que isto do Português já mudou assim tanto que nem se podem utilizar expressões populares?!
Tem que se levar tudo à letra?
Ou deixa de ser informativo?

Pronto.
Mea culpa.
Fui eu que lhe disse que muda a hora.
Fui eu que disse que os dias ficam mais curtos.


Ai! (suspiro profundo)
Não volto a dar ideias para textos informativos.

Quanto à hora, muda na madrugada de domingo. Às 2h passa a ser 1h.
Talvez seja melhor avisar a senhora.








Sem comentários :

Enviar um comentário