quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Só porque sim.


As minhas miúdas nunca foram de ter muitas ideias do que fazer por casa sozinhas.
Talvez por isso desde sempre as tire de casa só porque sim.
Sem grandes planos na manga.

À medida que cresciam fui achando que não precisava de fazer isso....que elas já se iriam entreter mais, que gostariam de fazer outras coisas, de estar por casa, de terem a liberdade de escolherem como, ou com quem, querem ocupar o tempo.
Se sim por um lado, por outro não se passa assim.

Apesar de lhes saber bem algum dolce fare niente, que é como quem diz sofá e TV, o mais certo é cansarem-se facilmente disso ao ponto de se tornar aborrecido.
Continuam a ser mais do "O que vamos fazer hoje?", "Onde vamos?"...e de pensar no que poderemos fazer de tarde quando ainda só acabamos de acordar.
Chegava a casa cansada ao fim dum dia de fim de semana com passeios e atividades e por vezes ainda ouvia "E agora, já vamos para casa?!". Sei que suspirava e que já não podia com uma gata pelo rabo, mas sentia-me secretamente feliz.
Nestes 12 anos de vida como mãe, contam-se pelos dedos da mão os dias que teremos passado de pijama, mesmo com chuva.

A verdade é que às vezes até dá jeito que se entretenham na TV, no computador, no ipad..
A verdade é que nem sempre a paciência acorda connosco.
A verdade é que queremos que cresçam mas depois achamos que crescem depressa demais.
A verdade é que até é bom quando têm uma festa de aniversário e nós ficamos mais folgados.
A verdade é que do aborrecimento nasce a imaginação.

Esta semana, num jardim muito perto de nós, paramos junto a um lago de peixes vermelhos.
"Uma vez viemos para aqui pintar", disse a R. Foi em Setembro 2011. E ela lembrava-se.
E eu fiquei a pensar que a culpa dessa lembrança era minha.
Secretamente feliz, por esta memória lhe ter ficado plantada.

Deveria eu tê-las deixado aborrecerem-se mais?!
Terei eu travado a imaginação por lhes faltar aborrecimento?!
Ou da falta do aborrecimento, meu e delas, nasceram estes momentos?!

E fiquei com pena de as arrastar menos para onde quer que seja. Só porque sim....


Sem comentários :

Enviar um comentário