segunda-feira, 23 de junho de 2014

É que é mesmo mais pior!


Já tinha ouvido muitas expressões ou ditados dos "antigos".
Daquelas que vão ficando no ouvido, no sangue que herdamos....que passamos a dizer também como se fossem nossas, que nos saem da boca sem pensarmos nelas....

"Muito riso pouco juízo"
"Este é irmão deste", acompanhado de gestos, apontando para os olhos alternadamente.
"Tenho um dedo que adivinha"
"Oh Nossa Senhora"
"Quem brinca com fogo faz xixi na cama" - esta não preciso de dizer porque não tenho lareira....

Algumas delas digo e começo geralmente a frase com um "Já dizia a minha avó...."
E uma que gosto particularmente que a minha avó materna usava muito (talvez use ainda)...
"Oh sai-te Laura!" 
Vá-se lá saber de onde esta veio e o que quer dizer....talvez nem seja bem assim, mas é assim que me lembro de a ouvir.
Há dias dei comigo a dizê-la! E fiquei a pensar....de onde é que isto me saiu?!??!
Imaginei-me de cabelo apanhado, grisalho, de manga arregaçada e de avental, quintal acima, a correr atrás dos netos e das suas tolices e peripécias. Sorri.

E porque foi a trovoada que me lembrou disto hoje:
"Só se lembra de Stª Bárbara quando se ouve os trovões!"

Há dias vi esta em destaque numa loja.
Nunca tinha ouvido antes. Tem ar de ser das antigas.
Mas lá está.....sempre atual!
Toca a avançar para frente!
Arrecuar para trás é mais pior!



Sem comentários :

Enviar um comentário