quarta-feira, 4 de junho de 2014

22-52 - "Rapa, Tira, Deixa e Põe"

O "Jogo do Rapa" faz parte da minha infância.

Horas a jogar debaixo de uma ramada na Régua.
Calor, sombra, tardes simples de verão. Ou talvez tenha sido só uma tarde, mas ficou registada.
Um simples pião de 4 faces com as letras R, T, D, P.

Num dos intervalos desta brincadeira, abri a torneira de um pipo para encher um jarro de vinho para os crescidos, e deixa-a aberta. Tinha meia dúzia de anos, talvez mais 2 ou 3....Tive vergonha de avisar alguém....quando deram conta já saía vinho da adega por um carreirinho....

Não recordo nomes, nem caras, sei que a casa era de um casal idoso, familiares de amigos dos meus pais. Lembro-me de gostar de lá ir, apesar das viagens até lá serem um suplício....nunca o meu estômago se deu bem com as curvas e contra curvas do nosso Douro vinhateiro.

Salta-me o verde à memória, o fresco da sombra, o sossego das tardes, as horas entretida num jogo a feijões, ou a azeitonas secas...

Há 2 anos vi os piões do jogo na feira de artesanato. Comprei logo um. Já não me lembrava o que queria dizer o "D". Ainda assim contei às meninas como se jogava. Não tinhamos era feijões. Entretanto perdi-lhe o rasto.

Este ano, passei pela Régua. Não resisti a entrar. Não reconheci nada. Mas também sei que a casa não era ali no centro. Numa rotunda vi uma senhora de mão estendida a segurar uns saquinhos que me pareceram logo familiares.....gritei "Rebuçados da Régua", e mesmo perante o olhar espantado das minhas meninas, dei a volta à rotunda e lá fui.
1 euro, 8 rebuçados, embrulhados em papel, tal e qual como me lembrava deles.

No Dia da Criança, o último da feira de artesanato deste ano, uma barraquinha de brinquedos antigos trouxe-me outra vez o "Jogo do Rapa". Desta vez perguntei para que serve o "D".

Surpreenderam-me algumas das perguntas das minhas meninas sobre os mais variados brinquedos de madeira que lá estavam....

Como funciona?; Onde se liga?; Então e o que é que faz?

Talvez façam falta jogos simples destes.
Sem botões. Sem pilhas. Sem som. Que não fazem nada sozinhos. Que reunem. Que trazem 4 linhas de instruções. Que dão para uma tarde inteira, ou melhor, que davam para uma tarde inteira.....Dá-me a ideia que após 3 ou 4 jogadas diriam "É só isto que se faz?!....

Ainda assim vou comprar feijões!


Sem comentários :

Enviar um comentário