quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Road Trip Croácia - Generalidades e Dia 1 - Zagreb


Road trip Croácia

Família 2 adultos e 2 miúdas com 13 e 16 anos
30 agosto a  8 setembro 2019

Ida: Voo Tap Lisboa - Zagreb (escala em Frankfurt) - (Frankfurt-Zagreb operado pela Lufthansa)
Regresso: Voo Eurowings Dubrovnik - Lisboa (escala em Colónia)

Estadia
1 noite Zagreb
1 noite Lagos Plitvice
1 noite Zadar
1 noite Sibenik
2 noites Jesenice (a sul de Split)
3 noites Dubrovnik (zona de Lapad)

Todos os locais de estadia foram apartamentos reservados via Booking.

Carro alugado levantado no aeroporto de Zagreb. Entregue em Lapad (Dubrovnik), na agência.
Custo adicional para este serviço de entrega num local diferente e para atravessar a fronteira da Bósnia. A agência passa um documento para este fim.
Viajamos com o passaporte mas não foi necessário mostrar na fronteira.

A adicionar aos custos voo+carro+alojamento é quase obrigatório comprar os bilhetes de entrada no Parque Nacional Lagos Plitvice. Adquiridos os bilhetes on line antecipadamente. Estacionamento pago (7Kn/hora).
Entrada Parque Nacional Krka. Bilhetes comprados no local. Estacionamento gratuito em Lozovac.
Bilhetes autocarro Lapad - Dubrovnik (31Kn para 24h)

                                                      _________________________
O tempo de escala permitiu dar um saltinho a Frankfurt para almoçar . O tempo era curto por isso ficámos pelo centro. Deu para comer umas salsichas alemãs, esticar as pernas e abastecer de bretzles.





Íamos com a ideia de que Zagreb não tinha grande coisa para ver. Acabou por nos surpreender. Não é uma cidade com um centro histórico como muitas na Croácia, mas tem locais interessantes, mercados e uma zona vibrante de restaurantes com música ao vivo (Rua Tkalciceva e toda a zona envolvente)
Apesar de não termos presenciado esse momento, todas as noites ao escurecer se acendem manualmente cerca de 200 candeeiros de gás na zona histórica, o que para quem tem uma miúda fã da Marry Poppins seria um must see! Chegamos ao apartamento cerca das 19h30 pelo que quando saíamos para jantar já tinha escurecido e estavam iluminados. Mas fica o registo de algo que acho interessante numa cidade que é capital e que teria passado despercebido se não tivesse lido antecipadamente.
Talvez tenhamos tido a sorte de apanhar Zagreb numa sexta à noite de Verão. Achamos a cidade convidativa, segura e agradável para jantar numa esplanada e percorrer algumas ruas cheias de animação.





Guardamos o Sábado de manhã para conhecer a cidade com luz natural.
Subimos por uma escadaria até à zona alta (Gradec) começando pela Igreja de S. Marco, famosa pelo telhado colorido. Pela rua encontravam-se alguns artistas. Ouvia-se o IMAGINE instrumental e mais ao longe o som duma concertina antiga e um coro masculino. Passámos por uma zona cheia de recantos para fotografar e esplanadas voltadas para a cidade, a chamada Strossmayerovo (Strossmartre, tendo a parte martre origem na famosa Montmartre parisience).

Uma das descidas de Gradec é pelo Portão de Pedra (Kamenita Vrata), o único que resta. Dentro existe um altar em homenagem a Nossa Senhora, construído depois de um incêndio ter destruído tudo com exceção de uma pintura da Nossa Senhora, o que foi visto como um milagre. É uma igreja em miniatura, um local de oração e silêncio. As paredes estão revestidas de paineis de mármore com a inscrição HVALA, em sinal de agradecimento. Percebemos então que HVALA é obrigada em Croata.

Ao descer passamos pelo Mercado Dolac para comprar fruta fresca. Existe uma fonte mesmo ali ao lado para encher as garrafas e lavar a fruta.

Às 12h parámos para ouvir o famoso canhão da Torre Lotrsack, acertamos relógios e ala para a próxima paragem: Lagos de Plitvice, a cerca de 2h de carro.













Sem comentários :

Enviar um comentário