sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Road trip Croácia - Dia 2 - Lagos Plitvice


Lagos Plitvice

A NÃO PERDER!

Antes de ir achávamos que as fotografias que víamos estavam carregadas de filtros e que as cores da água não seriam bem assim... Bem, são mesmo assim. Não é um exagero. Nem é exagero dizer que vale mesmo a pena! É daqueles locais de ficar de queixo caído a cada esquina.
Em família até inventamos uma nova cor. Quando nos queremos referir a um tom de verde água a fugir para o turquesa chamamos-lhe Verde Plitvice. (marca registada!)

Compramos os bilhetes on line uma semana antes de irmos.
Não tínhamos a noção do tipo de percurso que faríamos ou se estaria muito calor, e para que não fosse um sacrifício passar o dia a caminhar a olhar para aquela água sem poder mergulhar (sim, é proibido), optamos por dividir a visita por dois meios dias. Compramos bilhete de 2 dias.

No 1º dia fizemos o percurso dos lagos superiores, com início na entrada 2, pelas 15h30. Fizemos de barco o trajeto de P1 para P2, que atravessa o Lago Kozjak, a pé até ST3 e regresso de Bus até à entrada 2 (ST2). Programa E, duração de 2 a 3 horas, cerca de 5100m. No final do percurso ameaçava chover e aproximava-se uma grande trovoada pelo que tivemos que estugar o passo e perdemos alguma luz para fotografias mais reais da cor dos lagos.


Saímos dos Lagos pelas 19h, e seguimos para o nosso alojamento. Um apartamento (Guest House Spoljaric Sasa) perto da entrada 1, numa pequena localidade chamada Rastovač. Tinha restaurante e estávamos estafados por isso jantamos lá. Não propriamente em conta, comparando com os preços de Zabreb, mas soube bem não sair mais do sítio. Um bom gulache caseiro com nhoque e grelhada mista numa noite fresca.

O 2º dia dedicamos aos lagos inferiores com início na entrada 1, pelas 10h. O percurso que escolhemos foi da entrada 1 até P3, de barco de P3 para P1, Bus de ST2 para ST1 e depois a pé até à entrada 1. Programa B, duração de 3 a 4 horas, cerca de 4000m.


Em ambos os dias levamos o carro até às entradas onde ficou estacionado por 7Kn a hora (o equivalente a 1€/h).
Os percursos de barco e bus estão incluídos no bilhete de entrada mas é necessário mostrar os bilhetes. Não existe qualquer proibição de levar comida. Até convém pois no parque as opções não são muitas.
(mais informação no site oficial do Parque Nacional)

Não há muito mais a dizer sobre a visita a não ser que é deslumbrante. A imensidão dos lagos, as cores da água, as imensas cascatas, a calma do sítio.
Os passadiços por cima da água proporcionam uma caminhada agradável, sem grande esforço e com paisagens fantásticas. O problema maior podem ser as filas que se geram nos locais mais fotografáveis, que são muitos!
O difícil é mesmo escolher as fotografias, que não fazem jus ao que se vê ao vivo!
Daqui saímos para Zadar, que vale uma publicação em separado.
Até lá parámos pelo caminho para picnicar.




















Sem comentários :

Enviar um comentário