segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Road trip Croácia - Dia 4 - Parque Nacional Krka e Sibenik


Apesar de algumas dúvidas decidimos manter o plano inicial que levávamos de Portugal e visitar o Parque Nacional Krka. Sabíamos que nesse era possível nadar junto à zona das cascatas ao contrário do que acontece em Plitvice. Alguns dos nossos receios confirmaram-se. É lindo e vale a pena, mas depois de conhecer Plitvice este fica um bocadinho aquém. Além disso tem imensa gente. Na bilheteira disseram que depois das 16h fica mais calmo. Se visitarem sigam essa sugestão. Como já lá estávamos avançamos com a visita na zona mais frequentada, a que dá acesso à cascata Skradinski buk. Desde a bilheteira em Lozovac, o percurso é feito de bus até ao início dos passadiços que levam ao fim duns minutos até ao local de banhos.

Vindos de Zadar de carro existem duas opções para estacionamento e iniciar a visita ao parque: Lozovac  - Com estacionamento gratuito. Bus desde a bilheteira até aos passadiços, uns 5 a 10minutos.
Skradin - Estacionamento pago. Barco até à zona das cascatas, incluído no bilhete de acesso ao parque.

O parque é enorme e tem muitas zonas às quais se pode ter acesso de carro comprado o bilhete único de acesso por via terrestre. Convém analisar a informação disponível aqui antes de ir. O guia é grande mas tem mapas e explicações adicionais. Todos os acessos de barco desde Skradinski buk até às outras cascatas são pagos à parte.
Compramos os bilhetes no local, mas podem fazê-lo com antecedência no site oficial do Parque.

Aproveitamos para mergulhar e surpreende a água não ser gelada como no nosso Gerês! É bastante agradável, daí estar toda a gente a banhos. Julgo que há uns anos a entrada até esta zona era gratuita ou ficava bem mais em conta e nesse caso recomendaria sem dúvida. Mas 200Kn por adulto (cerca de 30 euros) em época alta.... diria se tivessem que optar para escolherem os Lagos Plitvice.

Tentamos ainda visitar a cascata Roški slap mas encontramos a estrada de acesso cortada, e teríamos que dar a volta por outro percurso mais longo. Nesta fase as miúdas já só pensavam em mergulhos no mar e desistimos dessa ideia. Avançamos para Sibenik, onde iríamos dormir.

Sibenik é um mimo de cidade. Demoramos um bocadinho a descobrir o apartamento (uma casa pitoresca de 4 andares com vista sobre o mar), na zona histórica e como tal ruas estreitas, sem carros. O estacionamento fica ao cimo duma escadaria e é preciso levar as malas até lá. Mas faz-se e até tornou a coisa divertida. Trocamos mensagens com a dona da casa que nos indicou o local onde estava à chave e tornou-se uma espécie de casa ao tesouro.

Antes de percorrer a cidade demos prioridade à praia e ao mergulho em água salgada!
O tempo estava a ficar farrusco e meio acinzentado mas a temperatura da água não desilude.
Sibenik tem uma zona de praia com uma vista deliciosa sobre a cidade velha. Aqui percebemos a necessidade de levar sapatinhos para caminhar na praia e ir ao mar de pés calçados. Não existe bem areia, mas umas pedrinhas/pedras que magoam mesmo.
Mais uma vez um centro histórico muito bem conservado, cuidado e acolhedor. Muitos iates ancorados na marginal pois adivinhava-se tempestade no mar. Sibenik tem o restaurante mais conceituado da Croácia, com estrelas Michelin, mas ficamos por um mais modesto, onde provamos o famoso risoto nero com tinta de choco.

E mais gelados! E mais bolinhas tipo wafle com vários chocolates à escolha. Uma perdição!
Continuo a encontrar muitas semelhanças entre Itália e Croácia. Estava capaz de aqui viver!

E agora, as fotos!

Parque Nacional Krka



A quantidade de pessoas a banhos, embora fosse já Setembro...








Sibenik

A nossa casinha e suas vistas. E os gatos do bairro.




 Acesso à zona de praia.








Ali naquela porta, atrás da estátua, fica o famoso restaurante Pelegrini. Pode ver-se os cozinheiros a passar na rua, o que dá ao cenário um certo ar Ratatouille.







Sem comentários :

Enviar um comentário