Chegamos a Zadar a meio da tarde.
Fomos muito bem recebidos pelo dono do nosso apartamento. Indicou-nos onde deixar o carro estacionado de forma gratuita, mesmo nas traseiras do prédio. Adoramos a estadia e as explicações e dicas que nos deu. Tinha detalhes de bom gosto e adorei o detalhe do tapete que dizia "Welcome aboard", sendo que o apartamento se chamava "Captain´s Apartment".
E esta vista da janela "de casa"?! Uns 100m para a esquerda existe uma ponte pedonal que nos leva diretamente à zona histórica.
Não perdemos muito tempo. Queríamos chegar a tempo à zona top para se ver o pôr do sol e ainda deambular nas ruinhas da cidade velha.
E o que Zadar tem?
Tem um pôr do sol maravilhoso. Sentam-se turistas e croatas no orgão do mar, a ouvir as notas musicais que a ondulação cria ataravés dum sistema de canos nas escadas. Depois é só esperar pelo fim do dia. Não sabíamos que era possível ir a banhos em Zadar e as miúdas não tinham fato de banho. Teriam gostado muito mais deste momento se pudessem dar uns mergulhos. Os croatas fazem de cada pontão um local de mergulho, em cada muro se estende uma toalha de praia. Areia para eles não é condição essencial para apanhar sol. Na rua vendem-se maçarocas de milho grelhadas. Passa-se um bom bocado por ali.
Logo depois do sol se esconder, toda a gente se dirige à zona de Saudação ao sol. Um conjunto de paineis fotovoltaicos que se começam lentamente a acender. Esperando uns minutos conseguem-se ver todas as possíveis cores numa espécie de dança.
E Zadar tem mais.
Tem ruas e ruelas para percorrer. As pedras estão brilhantes de tantos anos e pés que a desgastam.
Tem a Torre do Sino da Catedral de Santa Anastácia, que se pode subir (não convém ser perto duma hora certa senão tocam os seus 5 sinos e pode ser ensurdecedor - não subimos mas foi uma das dicas que nos deram).
A Praça do Povo, uma zona central onde parece que vão ter todas as ruas da cidade.
As ruínas do Forum Romano e a Igreja de São Donato.
A Praça dos 5 poços.
A Praça Petra Zoranica, com vestígios romanos muito evidentes, como uma enorme coluna ao lado dum café.
Riva, ou seja o passeio marítimo que se pode percorrer a qualquer hora sem problemas de segurança. Continua-se pela marina e entra-se novamente na cidade velha pela Porta do Leão.
Tem gatos, como em muitas cidades croatas.
Tem um certo ar veneziano.
As padarias junto à ponte pedonal estão abertas 24h non stop!
Nos restaurantes é raro aceitarem cartões sejam quais forem. E não vale a pena insistir porque cada restaurante tem um MB praticamente à porta. Há imensos restaurantes de comida italiana e croata que também se baseia em massas e risotos. É fácil arranjar uma esplanada para sentar calmamente e jantar.
Tem gelatarias!!!! Maravilhosas! É dificil escolher a melhor e qual o sabor! Dá vontade de experimentar todos.!
Sem comentários :
Enviar um comentário