segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Coisas que são para ficar

É um bocadinho difícil para a R despegar-se de alguns dos seus pertences.
Não gosta de se separar de livros que já não lê, de calçado ou roupa que já não lhe serve. Pelo menos daquelas que como ela diz "Tem boas lembranças".

Na arrumação do quarto dela, tento que ela se desfaça de alguns bens materiais, numa esperança de destralhar. É uma tarefa sempre complicada...ou ela não gostava mesmo das coisas e aí não há problema, o que é raro....ou então quer guardar tudo para mais tarde recordar....e recordar...e recordar.
No top das coisas que ela quer guardar para todo o sempre está um fato de banho de elásticos peganhentos com a lycra a desfazer cujo destino seria lixo....mas ela descobriu a tempo e lá ficou em standby porque "tinha muito boas recordações dele".

Nesta tarefa de negociação que desgasta qualquer mãe sugeri que ela desse a outras crianças uma mala da Hello Kitty que ela já não usava muito até porque já nem é muito fã desta personagem.
Respondeu: "Oh mãe, essa não..."
Mas porquê R? Mais uma coisa a ocupar espaço....(e mais meia dúzia de rebéu béu beus numa tentativa de argumentação que eu sabia iria cair a qualquer momento).

R - "Essa não queria dar porque foi a Mia que me ofereceu."

Ela costuma lembrar-se quem lhe ofereceu as coisas, mas costuma ser ou a avó, ou a tia, ou o primo, ou amigos... e costuma ser também motivo para não as querer dar, porque acha sempre que a pessoa iria ficar triste se soubesse.
Não sei como a R se lembra de ter sido a Mia a oferecer-lhe aquela mala, no dia que fez 4 anos.
A Mia, é uma amiga minha. Era, talvez seja a palavra certa. Deixou-nos 1 ano e uns meses depois desse dia.

À R não consegui responder. Apanhou-me de surpresa. Esperava qualquer resposta, menos esta.
Estava preparada para argumentar...mas calei-me.
Sorri-lhe e disse que então só ía lavar a mala e guardar.
Fui ver as fotografias dos 4 anos da R. Eu achava que não tinha fotografias da Mia.
Afinal há coisas que eu também quero guardar.


Sem comentários :

Enviar um comentário