quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Nostalgia

Lembro-me do momento exato em que o meu pai me disse que tinha morrido o Carlos Paião.
Faz hoje 27 anos.
Não fixei o dia.
Mas sei que estava em casa dos meus avós paternos.
Sei que fiquei triste.

Hoje não me lembrei disso. Vi algumas homenagens nas notícias.
Reparei na data de nascimento, 1 de novembro 1957.
Não sei se já sabia que ele nasceu no mesmo dia que eu, ou se apenas não me lembrava.
Talvez fosse por isso que lhe tinha simpatia.

Gostava das músicas.
Na altura o Festival da Canção estava para nós como a Cerimónia dos Óscares para os americanos.
Era uma das noites do ano. O logotipo da eurovisão anunciava o início. Era dia para se jantar mais cedo só para estar tudo sentado em frente ao sofá a tempo e horas e não perder pitada.
Adorava a parte de apresentação dos cantores dos diversos países. Ficava fascinada com a língua, os lugares, as paisagens. Talvez isso tenha tido alguma influência no meu fascínio por viagens....nunca se sabe!

Lembro-me do Playback num desses Festivais. Das roupas coloridas. Da letra da música. De achar divertido. De torcer para ganhar.
Eu ainda nem tinha 10 anos.
Estava longe de saber que Portugal jamais ganharia Festivais....


O tempo passa mas as músicas vão ficando.
O Pó de arroz; A Cegonha; O Meia-dúzia.....
Tantos anos depois, ver as miúdas a cantar a Cinderela, a saber de cor a letra que eu já soube... (aposto que se começar a ouvir ainda sei)... deixa assim uma certa nostalgia no ar.

1 comentário :

  1. Também me lembra o dia da morte de Carlos Paião. Lembro-me que foi na mesma altura que o chiado ardeu e e que estava muito calor. Vi nas noticias. Disse para mim própria que não podia ser, não ele. Ela estava na moda. Sabia as canções todas de cor e volta e meia ainda as canto. São momentos eternos que ficam. Musicas para mais tarde recordar...

    ResponderEliminar