sexta-feira, 2 de maio de 2014

Ponderações, terapias e desilusões....uma questão de óptica.


Andava eu a ponderar uma terapia da fala para a R.
Isto no verão antes da entrada na escola. Coisas de mãe.

Ela não dizia o som "lh". Já tinha 6 anos. E eu achava estranho. Coisas de mãe.

O cromossoma Y da casa achou que devíamos esperar que ela fosse para a escola primária e então logo se via. Esta aparente descontração masculina assusta-me, surpreende-me!
Este "logo se vê" deixado assim a pairar...não sei se me acalma se me enerva.

(Agora entendo as meninas quando pedem qualquer coisa e eu respondo "logo se vê"!
Afinal o que quer isso dizer?! Nem é sim, nem é não, é assim como um vamos andando e vendo, em aproximação a um agora não me apetece pensar nisso....)

Mas e não é que ele achou bem?!
Um dia, pouco depois do início do ano letivo, muito despachada diz-me  
"Oh mãe aquela senhora disse maquiagem, mas diz-se maquiLHagem, não é?"

COMO?
Apeteceu-me logo desatar a pedir para ela dizer: Folha; Solha; Piolho; Repolho; Palha; Joelho.... e tudo o que tivesse LH para me certificar que ela dizia mesmo. Mas contive-me (mais ou menos).
Pronto, era oficial, apta a dizer o "LH".
Desisti da terapia da fala.
Dei razão ao pai da casa e ao seu logo se vê.

Há outras palavras que ela diz sempre mal:
Porcurar
Proglema

Mas já não faço disso um proglema e nem penso porcurar um terapeuta.
Acho-lhe piada.
Ela sabe dizer bem se quiser e se a corrigirmos.

Adotei a descontração, embora não tenha o cromossoma Y...

Ontem ouvi-a dizer a uma amiga:
"Sabes aquelas desilusões de óptica?!"

Esta minha menina é um tesouro em vocabulário e adaptação/invenção de palavras!

Não sei a que se referia ela na conversa com a amiga, mas Desilusões de óptica é o que mais temos por aí!










Sem comentários :

Enviar um comentário