sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Cor da pele


Durante o ano escolar a R tinha um trabalho para fazer, no âmbito da expresão plástica, que consistia em criar a cor "cor da pele" com recurso a lápis de outras cores como castanho, amarelo, laranja, rosa....

Não teve muito boa nota. Estava desanimada.
Perguntei-lhe porquê? O que é que lhe tinha corrido mal?

E ela respondeu:
"A cor de pele que eu pintei estava um bocadinho escura. Carreguei muito no castanho."

De facto lembro-me de em miúda as nossas caixas de lápis de cor não terem a dita cor da pele.
Havia castanho e amarelo. Ponto.
Também é normal que tenhamos tendência a pintar a cor da pele conforme a nossa ou conforme a pele da maioria das pessoas que nos rodeiam...daí que geralmente deixava a cara e mãos dos bonecos a branco ou pintava de amarelo clarinho...

As minhas filhas quando escolhem os lápis de cor para a escola também costumam verificar se tem a "cor da pele"...

Isto deixou-me a pensar....
Porque é que a cor "Cor da pele" tem que se chamar assim?
Será que num país de meninos castanhos (como as minhas filhas diziam) também se designa assim?
Então numa turma com meninos de várias cores, como se pinta da "cor da pele"?

Devia mudar de nome. Assim como a cor das bases...
Podia ser:
Areia; Bege amarelado; Bege rosado; Bege dourado; Amarelo pálido; Branco sujo; Cara pálida;  Cor de burro quando foge....
Sei lá!

Bem vistas as coisas, o trabalho da R não estava mal....apenas tinha outra "cor da pele"...






Sem comentários :

Enviar um comentário