sexta-feira, 5 de maio de 2017

Fika!

Do outro lado da ponte Ponte de Øresund ou Öresund, fica a Suécia e não podíamos perder a oportunidade de pisar outro País.
O plano era fazer um circuito citadino, a pé, passando em frente ao mar.
Não terá sido o melhor dia para visitar (e fotografar) Malmö. Além do cinzento e da chuva, a proximidade ao mar trouxe uma neblina branca que cobriu a cidade de tal forma que até a Turning Torso quase passava despercebida.


Tivemos a oportunidade de fazer como os suecos, sim porque se os dinamarqueses têm o Hygge os suecos têm o Fika! E não lhe fika nada atrás! Trata-se da maior tradição cultural sueca e passa por café & bolo no interior. Simple as that!

Neste café a curiosidade é que não lidam com dinheiro. Pagamentos só em cartão. Qualquer quantia.


Apesar de se estar muito bem nisto do Fika, não podíamos deixar escapar a beira mar.
Embora envolta no manto branco e sem possibilidade de avistar a ponte que liga a cidade a Copenhaga, seguimos um deck de madeira que dá acesso à sauna e café.
E não é que esta tradição sueca é tão fácil de enraizar?!
Só nos escapou a sauna com mergulho no mar. Fikamos pelo café!



E que bem se está cá dentro.






Percebe-se que é uma cidade com potencial para passeios ao ar livre. Muitos parques e jardins, a proximidade à praia. E tem de certeza vistas incríveis sobre o estreito de Öresund, onde se situam os quase 8km da tal ponte que a certa altura mergulha no mar e desaparece. O nosso dia não foi abençoado de céus azuis e picnics no jardim, mas ainda assim, valeu Malmö!




Sem comentários :

Enviar um comentário