A Parte Escrita
"Orientações para tipologia textual, tema e extensão"
Traduzindo quanto à extensão: "O texto tem que ter 140 a 200 palavras."
Lembrar-se-à a iluminada mente que desenvolve estas orientações que as crianças não têm contador automático?
Que escrevem à mão?
Que a contagem das palavras é manual? (ou será que a caneta preta indelével já as conta de forma automática?!)
Que depois de escreverem o texto, têm que ir contar quantas palavras escreveram e reajustar o pensamento ao número de palavras permitido
Que fazem esta contagem N vezes?
Qual era o mal de limitar o texto a uma página A4, meia página, ou o que fosse em termos espaciais!?
Sim, eu sei que havia uns truques, ora letra pequena ora letra maior, para ocupar o espaço, mas e então?!
Pelo menos tempo não perdiam, nem partes importantes da história, nem o fio à meada!
Gosto também muito das margens de erro a aplicar na correcção do exame:
"Extensão de 116 a 139 ou 221 a 224 palavras - desvaloriza um ponto"
"Extensão <116 ou > 224 palavras - desvaloriza dois pontos"
"Extensão < 1/3 do limite mínimo (47 palavras) - desvalorização total"
O que quer dizer que os professores ao corrigir também as vão contar.....será que há um método automático para isto?! Tipo leitura óptica? É que cada professor corrige quantos exames!
Talvez perdessem menos tento a ler um texto 3 linhas mais comprido que a contar quantas palavras tem!
Contar palavras....
Que seria do Eça de Queirós quando escreveu os Maias?! Só a parte da descrição do Ramalhete e a atribuição de ajectivos a cada personagem que vai sendo introduzida na história, levaria uma"desvalorização total" por algum limite máximo!....
E se tivessem dito ao Eça que ele tinha que poupar nas palavras? Pior, que tinha que as contar!?
Lá ía o Ramalhete ser poupado a tamanha descrição.
E nunca teríamos conhecido tão bem o drama e enredo desta história.....
Já li histórias da I, bem escritas, mas que à custa da limitação 140 a 200 , tem que repensar, retirar personagens, cortar em diálogos, em adjetivos, reformular.....e com isto perde a sua essência....perde-se o que queriam contar....perdem-se elas, cortam na imaginação...
Talvez me esteja a escapar alguma coisa nisto!
Mas também lá está sou de outro século!
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