quinta-feira, 8 de maio de 2014

17-52 Alegria em estado puro

Foram andando à minha frente meia dúzia de metros.
Fora dos trilhos marcados.
Despertou-lhes a atenção o que parecia ser um bosque, de onde íam saltar fadas e duendes a qualquer momento.
Segui-as, mas a passo (sim, porque a mãe é que carrega os casacos, a carteira, a garrafa de água).

Então ouço "Mãe mãe anda cá!"
Será que viram mesmo um duende!? Ou o buraco por onde caiu a alice do país das maravilhas?

Dou com elas descalças. Uma clareira enorme. A correr por um campo de golfe que lhes deu ares de praticável de ginástica. Riam alto. Alegria em estado puro.
Vi de longe aquela cumplicidade que imagino exista entre os irmãos.


E o que me apetecia?!
Descalçar e correr também!

Sei que se o fizesse aparecia logo alguém num carrinho de golf com ar recriminador não para as meninas mas para mim....

Eu bem queria não deixar morrer a criança interior que há em mim, mas depois vem o lado adulto ao de cima!
Espera-se dos adultos que sejam eles os que se portam bem.
Que tomem conta das crianças.
Que as travem.
Que não as deixem fazer disparates.
Que não as deixem falar alto.
Que lhes digam o que é um comportamento correto.
Somos nós os adultos pais e mães que recebem aqueles olhares de soslaio de pessoas que já se esqueceram o que é ter filhos...

Depressa lhes descobri as meias molhadas.
Pelo menos não dei comigo a dizer
"Não vais para aí que te sujas; Olha que molhas as meias!"

Fui olhando para os lados para ver se não vinha ninguém.
Nessa altura talvez tivesse que fazer cara de má mantendo-me no papel de mãe bem comportada.
(E tivesse que esconder a máquina fotográfica!)

Claro que a seguir vem a parte pior.
Meias molhadas, implica calçar sapatilhas sem meias, implica bolhas, implica colo, implica desconforto.

E se eu fosse uma mãe das que não teria deixado descalçar, muito menos correr num campo relvado fofinho ensopado, talvez tivesse sido um passeio aprazível num cenário idílico inundado de silêncio.

Tornou-se difícil manter a (minha) paz interior equiparável ao local que pela sua natureza siginifica tranquilidade.

Tenho crianças com bichos carpinteiros.
Sem medo de se descalçarem.
Que sabem que há sempre solução para um par de meias molhadas.

Espero que seja isso que lhes inunde as memórias.




Sem comentários :

Enviar um comentário