domingo, 27 de outubro de 2013

Mãe leoa



Qual mãe galinha qual quê?!??!

Às vezes dá-me uma vontade de arregaçar as mangas e dizer:
 “ Vá, metam-se lá com as minhas crias!!!”, assim tal e qual e com ar de leoa!

Não é bem mãe galinha de andar atrás, com elas debaixo da minha asa, ou de as controlar a tempo inteiro. Não.
Até lhes damos asas, até as deixamos respirar.
Brincam nas traseiras, com outras meninas, a mais velha já vai sozinha para a escola ….assusta um bocadinho, mas só assim entendem responsabilidade. 
À mas velha não proibimos saídas da escola, não controlamos números de telemóvel, não controlamos onde gasta o dinheiro do cartão da escola, deixamos ter email, mas avisamos dos perigos, todos! E isso faz crescer!  E até hoje só penso que é assim que tem que ser… só assim aprenderá a pensar pela cabeça dela, e a ser ela a distinguir o correto do errado e nunca mas nunca nos deu razões para deixar de confiar nela!

Quanto à parte de mãe leoa, essa é para mim a mais complicada….há que respirar fundo para não sair disparada a tirar satisfações a este e a aquele, sejam miúdos ou graúdos!
Custa vê-los tristes porque alguém os magoou, lá naquele coraçãozito tão nosso!
Só queremos é ver tudo resolvido para lhes doer menos.
Mas às vezes não dá, ou melhor até dava, mas será esse o nosso papel?!
Ou será que os devemos deixar resolver sozinhos aqueles assuntos que para nós às vezes parecem menores mas que para eles representam o peso do mundo?
Costumo apregoar que elas têm que aprender a resolver, a decidir, a falar ou a calar quando é preciso. Mas tenho dúvidas, embora saiba por intuição, que assim está certo….
Nós estaremos sempre cá, para celebrar sucessos, aparar as quedas e sarar as feridas!
Mas há outros que evitam as quedas dos seus, para não haver feridas. E não sei se devia ser mais leoa…..

Lá estão outra vez as Dores de Crescimento, as minhas e as delas!



NOTA: Eu sei que na foto não há leões!

Sem comentários :

Enviar um comentário