segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Adormeceres


É nestes instantes que me contam o que lhes vai na alma, o que as consome por dentro, o que as fez sorrir, as novidades, os amigos e desamigos, as desilusões e os sucessos. Que acalmam pensamentos e dúvidas que as assombravam, que têm ideias brilhantes, que falam do bolo de aniversário nem que faltem 6 meses, que se fala em que bom era que existissem fadas….que também choram, mas que também riem, e sim, sossegam.

E penso tantas vezes se usasse a frase “Já tens idade para adormecer sozinha” onde estariam esses momentos?! 

Existiriam na lufa lufa das manhãs, entre o vestir e o calçar os sapatos?

Existiriam na correria do buscar à escola para mudas de roupa que levam a outras atividades?

Existiriam entre a sopa e o “vá, vamos lavar os dentes para ir para a cama”?

Existiriam nas nossas pressas, no carro, no trânsito?

Sei que não….e por isso não uso a dita frase.
Até porque já ouvi em tempos que não era nada justo adormecerem sozinhas e eu que até já sou grande durmo acompanhada!  Ora pois!

Estou ali, por perto, para o mimo, para beijinhos e abraços apertados, para dar a mão, para ouvir o adoro-te e responder de igual modo e acrescentar tanto tanto! 

Não vou dizer que é perfeito, que por vezes não me povoa a cabeça tudo o que ainda tenho pela frente para fazer até me deitar, que fico ansiosa que adormeçam rápido, mas já penso menos nisso, já me incomodou mais até. 

Nem sempre é perfeito. Há dias em que parece que sou eu que não consigo dar-me ao luxo de parar, mas na verdade, perco o quê? Tarefas domésticas, séries de TV ou horas de computador? Essas estarão sempre lá na mesma à espera….
Sim, talvez perca algum tempo de sofá com o homem cá da casa, mas espero que daqui a uns anos quando me lá sentar por mais tempo, com os ouvidos destreinados de captar o mínimo som vindo dos quartos das meninas, ele não me olhe de lado e pense “Quem é esta senhora que aqui está?!”

Sinto-me sortuda por ainda me confiarem os seus medos, anseios, e sonhos…..e não sei quando acabará, como acabou de um dia para o outro o cantar para adormecer….por isso resta-me aproveitar.
 
E a mais crescida, que já sente os meus afazeres pendentes, já me diz " Vai lá que eu fico bem", e deixo a promessa de voltar dali a pouco para mais um beijinho e geralmente já dorme.....e chegamos aqui sem a frase "Já tens idade para" e sem stresses e sem adormeceres de choro e lágrimas.

Sei que dormem pela expressão calma, pelo som que fazem ao respirar e apetece ficar ali a olhar e tantas vezes adormecer também….

E se me vierem dizer "Elas já têm idade para adormecer sozinhas" eu vou dizer eu sei que têm e sei que podia dizer a tal frase, mas sei que não vale a pena forçar, e tal como a mais velha lá chegou de modo natural também a mais pequena lhe seguirá os passos..... e enquanto elas o quiserem prefiro continuar com abraços apertados ao deitar e um "Adoro-te" ao ouvido antes de dormir e ficar um bocadinho....e esperar que tenham bons sonhos!


Sem comentários :

Enviar um comentário