Enquanto ela fazia uma ficha sobre as funções digestiva e circulatória, eu dava uma vista de olhos pelo caderno dela, para ver o que era exigido e se as respostas dela estariam completas.
Deparei-me com uns "Sacos sanguíneos", depois de já ter visto há uns dias umas "glândulas salivais".
Perguntei se não seriam "vasos sanguíneos" e ela afirmava como se não existisse margem para dúvida: "Estava assim no quadro!"
Respiro fundo e acrescento que não podia estar assim no quadro, que ela copiou mal porque mais acima até estava bem escrito, que talvez fosse melhor emendar, etc....
Emendo. Desata a chorar.
Apago. Desata a chorar. Afinal quer emendado.
Depois olho para o título que ela tinha escrito no caderno "A circulação circulatória ou circulação".
Voltamos ao mesmo diálogo.
Posso emendar para "A função respiratória"? Não achas que circulação circulatória não soa nada bem?
"A professora diz sempre assim!"
Emendo. Chora.
Apago. Chora.
Segue-se uma pergunta sobre a Grande e Pequena circulação.
Havia ali algumas confusões sobre isto, até porque no caderno estava diferente do livro.
Começo a duvidar se ela teria copiado bem do quadro....
Começa a ficar chateada comigo por eu duvidar dela. Chora. Com lágrimas e tudo.
Decidi desistir disto e jantar. Chora. Quer acabar antes de jantar.
Jantamos.
Agora com mais calma voltamos à carga.
Explico-lhe por A mais B que no livro é que está bem. Mas ela não está a entender. Acha que no caderno é que está certo.....e não foi assim que ouviu e até se lembra de um esquema e da corrida que fizeram na sala de aula, uns a fingir de coração, outros de oxigénio e nutrientes e outros de resto do corpo....
Insisto. Falo no livro. No livro está bem. Vemos no livro da irmã. O pai explica o mesmo.
Pergunto se quer ver na internet.
"Oh mãe, estão 25 crianças numa sala mais a professora dá 26 e ninguém falou em pulmões!", isto com ar impertigaitado e a gesticular.....(a quem é que ela sairá?!)
Estivemos uma boa meia hora nisto, por entre lágrimas.
Está cansada. Eu também. Aliás, eu já estava.
Não quer escrever como está no livro. "E se depois está mal!?"
Suspiro.
Ela chora.
Desisto.
Ponho as cartas na mesa.
Só há duas soluções: Ou respondes como está no livro, ou não fazes essa pergunta e amanhã dizes à professora que no caderno estava diferente e não estavas a perceber.
Chora.
Suspiro.
Então como preferes fazer?
"Achas que é uma decisão fácil?" e sai disparada a chorar...
A miúda lá resposta na ponta da língua e pelo na venta tem!
Mas na verdade não é fácil. Entendo-a.
Ela queria que fosse eu a dizer à professora logo de manhãzinha porque é que lhe faltava responder a uma pergunta. Tinha medo que tivesse copiado mal do quadro e ainda levasse raspanete. Não tinha a coragem para dizer que não entendia. Achava que o que tinha no caderno é que estava bem.
E, dizia ela, e "na sala ninguém fingiu que era um pulmão!"
Tive que me rir.
(Deve ter sido algo deste género....mas sem pulmões)
Começo a achar que é muita coisa para estas cabecinhas de 8 anos....
Para ela o coração ainda é só assim ❤.....não tem lá sacos ou vasos ou circulações.....
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