terça-feira, 30 de maio de 2017
Locura em modo repeat
Há 3 anos escrevi um texto intitulado "mãe que é mãe tem um pouco de louca".
E é não é?! 3 anos volvidos não mudei muito neste campo.
A mais nova da casa tem uma coisa por bolos de 3 andares. Acho que a culpa é do pinterest e das ideias que dá, porque caso contrário acharíamos que bolos em andares é coisa para casamentos!
A culpa aqui é da mãe. Sim, porque as crianças não tiram ideias do pinterest....elas vêm uma coisa que nós mostramos e acham que vai ser exatamente igual. Se eu mostrei um dia um bolo de 3 andares para fazer apenas 1 andar parecido, ela não percebeu isso e achou que era o bolo por inteiro!
Fica o aviso: Cuidado com o pinterest! Aquilo é para adultos e para se manusear sozinha!
Este ano já eram 11. No próprio dia do aniversário já tinha havido vários parabéns... logo ao acordar com pequeno almoço especial, queques de aniversário para a ginástica, queques de aniversário em casa.
Sendo mais crescida achei que poderia ter uma conversa sobre o bolo da festa. Disse-lhe que não sabia se ía fazer bolo ou comprar um, porque andava com muito trabalho e cansada e não sabia se ir ter tempo (leia-se disposição/paciência/vontade). Provavelmente já nem havia necessidade de ser um bolo com pasta de açucar e/ou temático.
A mãe desta vez não estava para empreitadas!
Arregalaram-se-lhe os olhos e logo li o que lhe ía na alma.
Como não fazer bolo?!?!
Ainda não tive bolo este ano!!!
E pior, como não ter um bolo de 3 andares!!?!?!? Como não ser temático!??!
Mas das outras vezes fizeste!?!? E se não ficar perfeito não faz mal!!
E uma mãe não aguenta estes olhares e salta-lhe o lado de louca. De facto, ela ainda só tinha tido queques de aniversário e isso não conta!
Interioriza lentamente e começa a fazer planos, a 2 dias do acontecimento, quando já não vai a tempo de delegar a tarefa em mãos profissionais... sendo que efetivamente ela prefere que seja a mãe a fazer mesmo arriscando-se à imperfeição subjacente. É um amor esta miúda e acima de tudo confia tanto nos meus dotes.
Ideias!!?!?!! Lá vai a mãe ao pinterest....sozinha!
Temático mas menos infantil...algo que seja a cara dela, que a identifique ou com que ela se identifique
Ginástica, dança...
E depois a ideia brilhante! tcharan.....um bolo de 3 andares com as cores do fato de ginástica!!
"Sim mamã!!!!"
Outra dica: Não verbalizem as ideias antes de verificarem que é exequível.
Bordeaux (ou cor de vinho para não ser estrangeira com as cores!) em pasta de açucar? Onde é que eu tinha a cabeça?
Entre massa pré-feita, falta de ovos, pasta de açucar de cor o mais aproximada possível, fita dourada do chinês, pérolas douradas e purpurinas comestíveis e uma forma de bailarina para o topo, lá saiu depois de muitas horas um bolo de 3 andares que ela só viu depois de concluído. Foi a minha sorte! A meio do processo, e por partes, só apelando muito à imaginação se poderia prever como iria ser o resultado final. Até porque o cor de vinho tinha mais de cereja que de uvas. Ela teria feito muitas perguntas pelo meio, muitas sugestões acompanhadas de impaciência, e eu teria dito que se soubesse não me tinha aventurado, que era melhor ter comprado um, que para a próxima não me meto nisto, etc.....lá está coisa de mãe louca.
Resultado: Ela adorou!
E para os 12, cá estou eu pronta para a loucura!
Até porque não é para isto que existimos?!
( Para que conste, eu sei as teorias todas sobre não lhes fazermos as vontadinhas todas e que as crianças já têm idade para perceber que não se pode ter tudo, e isso que poderão estar a pensar, mas mãe é mãe e há dias especiais!)
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Sem comentários :
Enviar um comentário